Morre aos 71 anos em São João do Arraial, um dos ícones das lutas por terra na Região dos Cocais

Telmira, recebendo das mãos do Governador Wellington Dias (PT) a outorga da comenda “Ordem do Mérito Renascença” no ano de 2016.

Faleceu no início da noite desta quarta 06/06, em São João do Arraial, a senhora Maria Altenira do Nascimento ou simplesmente TELMIRA da Chapada Sindá, como era mais conhecida. Telmira foi uma das fundadores do PT – Partido dos Trabalhadores no Piauí e na Região dos Cocais e um dos ícones das lutas por terra, trabalho e moradia na região.

Telmira vinha lutando há vários anos contra um câncer, que aos poucos foi lhe tirou a saúde e a resistência, mas nunca a graça nem a vontade de viver e de lutar por dias melhores. Telmira partiu ao encontro do Pai Criador a exatos 09h11 em sua residência na comunidade Chapada Sindá, município de São João do Arraial, ladeada por todos os seus famílias e muitos amigos, que a admiravam.

Sua trajetória de lutas tem início final dos anos 70 contra os latifúndios instalados na região, por terra para trabalhar e produzir, que seguiu nos anos 80 junto com as Comunidades Eclesiais de Bases da Igreja Católica, passando pela construção do Partido dos Trabalhadores e nos movimentos que levaram o presidente Lula ao poder em 2002.

Em vida, Telmira chegou a receber muitas homenagens em reconhecimento a sua história de lutas, e entre elas se destacam o recebimento pelas mãos do Governador Wellington Dias (PT), da comenda Ordem do Mérito Renascença, a mais alta comenda do Estado do Piauí a um de seus cidadãos. Seu corpo está sendo velado em sua residência, na comunidade Chapada Sindá em São João do Arraial e será enterrada as 16 horas no cemitério daquela mesma comunidade.



ATENÇÃO!! Os comentários aqui expressos não representam a opinião deste portal de notícias. A responsabilidade é inteiramente do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *