Sem radicalismos, o brasileiro está deixando claro que quer Lula presidente

O ex-presidente Lula sendo a policia nos braços do povo em Curitiba

Gilberto Carvalho, PT/Paraná, e ex-ministro de Lula, disse que “Só há uma forma de tirá-lo da cadeia: um levante popular, uma mobilização muito forte, uma radicalização do processo”

Não sei se um levante popular, um movimento mais radical vai acontecer. Mas sei que o brasileiro quer Lula.

Não há sinais de radicalização!

Mas sobram sinais de resistência ao arbítrio, da convicção de que Lula é candidato a presidente, de que a grande vontade do povo é vê-lo de novo no Palácio do Planalto e que apesar da onda de ódio que se espalha pelo país, o amor do povo a Lula e do Lula ao povo é, como dizia Gonzaguinha, “mais maior de grande”.

O povo quer Lula de novo na Presidência da República.

Pernambuco tem três fortes candidatos a governador do Estado. Paulo Câmara, que concorre à reeleição pelo PSB; Marília Arraes, a candidata do PT apoiada por Lula e Armando Monteiro, do PTB. Pois bem, é natural que Marília apoie Lula para presidente, mas o fato é que Paulo Câmara e Armando Monteiro já declararam que apoiam Lula para presidente do Brasil. Eles dizem isso porque o povo pernambucano assim quer. E eles não vá remar contra a maré.

Os anti-lulistas vão dizer: “é coisa do povo pobre do Nordeste”.

Mas as informações oficiais vão desmentindo todo o discurso raivoso e preconceituoso. O Instituto Paraná Pesquisas divulgou esta semana pesquisa sobre as preferências do eleitorado de São Paulo no pleito presidencial de outubro. No estado, onde o PT apresenta historicamente grande dificuldade nas eleições, Lula está empatado tecnicamente em primeiro lugar com Bolsonaro. Em seu reduto, Alckmin continua amargando o terceiro lugar.

O povo está convicto de que Lula é candidato. A Marcha Lula Livre, Lula Inocente! botou o pé na estrada, na luta em defesa da liberdade de Lula saindo de Caruaru na segunda-feira (16), passando por Pombos, Vitória de Santo Antão, Bonança e Moreno, chegando hoje em Recife. Atos públicos foram realizados nos municípios por onde Marcha passou. A iniciativa é do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Frente Brasil Popular, com apoio da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE).

Aqui no Piauí, o PT iniciou, em 13 de abril, a Caravana Lula Livre e até o momento dos 224 municípios do Estado, 114 já foram visitados.

E a resistência ao arbítrio é permanente.

Lula está preso na sede da Polícia Federal de Curitiba. Bem ao lado, desde o primeiro dia, 7 de abril, apoiadores organizam uma vigília de resistência. Bom dia, boa tarde e boa noite, entoados em coro, todos os dias. Luzes ao anoitecer para que o ex-presidente saiba da presença deles. Muitos ficam alguns poucos dias e voltam depois, outros estão lá desde o início.

De longe, muitos apoiam. Nesta mesma semana dos 100 dias, o mecanismo de financiamento coletivo ultrapassou R$ 1 milhão de arrecadação para a manutenção da Vigília Lula Livre. Na segunda-feira (16), a vigília mudou de lugar. A organização alugou um terreno bem em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal, o que aproximou mais os militantes das instalações. A mudança foi acertada com as autoridades locais e assegurar o direito de ir e vir dos manifestantes.

Florisvaldo Souza, um dos coordenadores da vigília, conta que a solidariedade encontrada na sociedade vai ainda além do dinheiro. “A vigília se mantém com doações. Além dessas doações em dinheiro, contamos com uma rede de solidariedade em Curitiba muito grande. Então, recebemos alimentos, cobertores, roupas. É muito legal ver a solidariedade do povo com a vigília, que só cresce do início.”

Para o coordenador, a solidariedade reforça a ideia de que Lula é um preso político e que vale a luta. “Essa ideia cresce a cada dia na sociedade. Principalmente por causa das lambanças do Judiciário. Eles foram totalmente expostos e vejo que, a cada dia, fica mais claro que essa prisão é ilegal, ilegítima, injusta.”

Fonte: 180graus
Por: Oscar de Barros



ATENÇÃO!! Os comentários aqui expressos não representam a opinião deste portal de notícias. A responsabilidade é inteiramente do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *