Início Política Regina Sousa entre os melhores; Elmano e Ciro entre os piores senadores

Regina Sousa entre os melhores; Elmano e Ciro entre os piores senadores

55
0
COMPARTILHAR

Em uma festa marcada pela celebração da diversidade, o Prêmio Congresso em Foco 2017 teve finalmente seus vencedores conhecidos nessa quinta-feira (19). Pela primeira vez, os premiados foram escolhidos por três públicos: um júri formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, de entidade do terceiro setor e do Congresso em Foco; a consulta popular pela internet, e jornalistas que cobrem o Congresso. Na votação da internet foram validados 1.034.683 votos, dados por 130.113 pessoas entre 1º e 30 de setembro. Participaram da escolha da imprensa 73 jornalistas de 45 veículos de comunicação entre 4 e 11 de setembro.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) foram os grandes vencedores no Senado, na avaliação do júri. Os dois terminaram empatados na primeira colocação. Na Câmara, o preferido dos jurados foi o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ). Na votação da internet, os mais votados, em cada Casa, foram o senador Magno Malta (PR-ES) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP). Já os mais bem avaliados pelos jornalistas foram o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Também foram declarados vencedores os mais bem votados em três categorias especiais: combate à corrupção e ao crime organizado; defesa da agropecuária, e defesa da seguridade social – tanto na avaliação popular quanto do júri.

– Combate à corrupção: Rubens Bueno (PPS-PR), pelo júri; e Eduardo Bolsonaro, pela internet.
– Defesa da agropecuária: Marcos Montes (PSD-MG), pelo júri; e Chico Alencar, pela internet.
– Defesa da seguridade social: Paulo Paim (PT-RS), pelo júri; e Jean Wyllys (Psol-RJ), pela internet.

Todos foram agraciados com troféus, diplomas ou certificados, conforme a ordem de classificação.

Piauí em destaque

No Piauí, apenas a senadora Regina Sousa (PT) se destacou. Ela foi escolhida a sétima colocada na Categoria “Melhores Senadores do Ano” no voto popular. Elmano Férrer (PMDB) ficou no trigésimo quinto lugar. E Ciro Nogueira (PP) não foi sequer citado entre os trinta e seis mais votados.

A senadora do Piauí vence astros nacionais como Cristóvão Buarque (DF), Roberto Requião (PR) e Tasso Jereissati (CE) – este último foi o vencedor no Júri; mas, perdeu no voto popular para Regina.

Pela votação dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, Regina Sousa também se destacou e ficou no décimo segundo lugar entre os oitenta e um senadores avaliados. Elmano e Ciro não foram sequer citados pelos jornalistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here