Início Capital dos Cocais Potencial econômico do Babaçu será mostrado na I FEIRA DO BABAÇU em...

Potencial econômico do Babaçu será mostrado na I FEIRA DO BABAÇU em São João do Arraial

375
0
COMPARTILHAR

A I FEIRA DO BABAÇU e da Economia Solidária da Região dos Cocais que será realizada dos dias 08 as 12 de dezembro próximo paralela a programação do aniversário de São João do Arraial tem em sua vasta programação diversas palestras e exposições para demonstrar todo a viabilidade econômico e financeira do aproveitamento integral e sustentável do Coco Babaçu, ainda pouco explorado pelos povos tradicionais e empresas.

Instituições como o Banco do Brasil (BB) e Banco do Nordeste (BNB) já confirmaram presença e terão estande de negócios na feira com várias opções créditos disponíveis para o setor, juntamente com outras organizações com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piau´- (UESPI), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), EMBRAPA e outras também marcarão presença a apresentação de palestras e estudos sobre o Coco Babaçu.

Entidades como o Movimento Interestadual da Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), entidade que organiza as mulheres nessa complexa cadeia de produção, já percebeu o enorme potencial econômico gerado pelo aproveitamento integral e sustentável dos babaçuais existentes na Região dos Cocais por meio de cooperativas e outros meios, fazendo quem com que centenas famílias de baixa renda consigam sobreviver com dignidade na região.

Na estética, cremes, sabonetes, xampus. Para limpeza, detergentes. Quando o assunto é decoração e moda, artesanatos, brincos, pulseiras. Na cozinha, farinha, azeite, leite, temperos. Muita gente desconhece, mas tudo isso pode ser extraído de um único produto, abundante em nossa região: o babaçu. Explica a prefeita Vilma Lima (PT) de São João do Arraial, considerada a Capital Cultural da região por ser sede do Festival Cultural dos Cocais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here